segunda-feira, 30 de junho de 2008

VIVENDO E APRENDENDO


Na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses 4:10-13, observamos algo interessante. Apesar de ser um homem culto, letrado, respeitado, Paulo também estava sujeito a toda situação e circunstâncias como nós. Porém, conforme ele mesmo diz em Filipenses 4:12, em todas as circunstâncias ele tinha experiência. E essa experiência não era adquirida apenas por situações difíceis, mas também em momentos de fartura, abundância e honradez. Ou seja, Paulo tirava lições tanto dos momentos de alegria, quanto dos momentos de tristeza. Toda situação era uma oportunidade para que ele aprendesse mais um pouco. Desde criança nós aprendemos a viver da melhor maneira possível, e poucos conseguem superar momentos e situações contrárias. Queremos a todo instante viver bem. O apóstolo Paulo diz que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Não é fácil quando tudo está dando errado e não encontramos ninguém para ajudar. Dá vontade de olhar para trás e voltar, jogar tudo para o alto, tudo isso simplesmente pelo fato de não sabermos tirar proveito das coisas que nos acontecem. O apóstolo Paulo aprendeu. Em Mateus 11:28,29 Jesus nos dá duas lições para que possamos aprender e desenvolver os frutos do espírito em nós:
1) Precisamos aprender a ser mansos hoje : As palavras de Jesus a esse respeito são: “...bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mateus 5.5.) Precisamos ter um espírito de mansidão. Jesus nos diz para aprendermos dele que é manso! Jovem, em seu relacionamento de corte você deve estar desenvolvendo a mansidão com a pessoa que está ao seu lado, mas primeiramente dentro de casa. Como tem sido seu relacionamento com seus pais? Com seus irmãos? Com seus parentes? Certa ocasião, conversando com um incrédulo ele me fez a seguinte pergunta : “Por que as pessoas são tão ásperas, rudes, com seus parentes e quando conversam com um estranho, ou amigo, se mostram totalmente diferentes, sendo educados?“ Isso me preocupou e me fez refletir um pouco. Temos que ter espírito de mansidão! Se você não trata bem seus pais e irmãos hoje, a possibilidade de ser rude no casamento é muito grande. Aprendendo de Jesus. Em Provérbios 15.1 lemos que a "resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".
2) Precisamos ser humildes de coração : Humilde de coração é ser pequeno, reconhecer que precisamos uns dos outros. Precisamos tirar o orgulho de dentro de nós. Se aprendermos isso e colocarmos em prática, a palavra diz que acharemos descanso para nossas almas ! No relacionamento de corte, aprenda a dividir suas frustrações e decepções. Não se sinta auto-suficiente, precisamos uns dos outros, faça de seus pais seus parceiros, seus conselheiros. Você precisa da pessoa com quem esteja fazendo a corte. Precisam estar juntos orando, estudando a Bíblia, jejuando, para que o Senhor possa antes de lhe dar o que você pede ou deseja, fortalecer seu espírito e lhe dar uma mente sã. Queridos, Deus sabe que você não quer entristecê-lo. Vamos procurar acertar, vamos aprender de Jesus. O apóstolo Paulo aprendeu. Mansos e humildes de coração é o que devemos ser. Como está seu relacionamento com sua família? Você tem oportunidade a todo instante de estar aplicando os ensinamentos de Jesus no seu dia-a-dia.

Deus te Abençõe!!!
"Tanto sei estar humilhado como também ser honrado, de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome, assim de abundância como de escassez, tudo posso Naquele que me fortalece." Fil 4:12

Renato e Cris

Nenhum comentário: